12/05/2017 às 10:07:00
› Governo de Andradina realiza dia D contra vírus influenza neste sábado

O Governo de Andradina por meio da Secretaria de Saúde e Higiene Pública em parceria com o Ministério da Saúde realiza neste sábado (13) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza com o Dia D de mobilização em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 8h às 16h30, direcionada as pessoas que fazem parte do público prioritário.

Serão imunizados pela rede pública, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, povos indígenas, profissionais da saúde pública e privada, professores, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas, como, por exemplo, diabetes, lúpus, cardiopatas e pulmonares.

A escolha do grupo segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). De o acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Gimenez, Andradina segue o calendário nacional de vacinação contra o vírus Influenza.

“O principal objetivo da mobilização é garantir a população à oportunidade ao acesso à vacina, principalmente àqueles que trabalham ou estiveram impossibilitados por alguma razão durante a semana para serem imunizados”, esclareceu Gimenez que ainda afirmou que o principal propósito da campanha é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza.

Segundo o Ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.

Gimenez ainda salientou sobre a importância de manter a saúde em dia, e acompanhar sempre o calendário de vacinação. “É fundamental para uma boa qualidade de vida, estar atento a caderneta de vacinação mantendo-a sempre atualizadas”, explica o secretário de Saúde.

Sintomas - Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarréia, vômito, fadiga e rouquidão.

A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas.

Dia D de mobilização contra o Influenza

Data: Sábado – 13 de Maio

Horário de Atendimento: Das 8h às 16h30

Locais

UAS Leste – (Unidade de Assistência à Saúde Leste) “Dr. Mário Roberto de Lima Marinho” - Rua Presidente Dutra, n° 380, esquina com Padre Anchieta – Santa Cecília.

UAS Norte - (Unidade de Assistência à Saúde Norte) -  Rua Itar Takatsu, 115 – Jardim das Tulipas.

UBS – Centro de Saúde I - Centro de Saúde I “Dr. Eduardo Ramalho”- Rua Paes Leme, 145, esquina com Goiás – Centro.

CAMO do Bairro Vila Mineira “Dr. Nelson Rodrigues Martinho” - Rua Iguaçu, 1955 – Bairro Vila Mineira.

CAMO do Benfica “Dr. Eduardo Francisquini Char” - Rua Monsenhor Victor Assuit, 2004 – Bairro Benfica.

Atendimento de segunda a sexta, das 08:30 às 16:30 e às horas.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.